31 de jul. de 2008

Falando em telhados

Adoro telhados! De verdade! Aqui eles sao bonitos, delicados... Vou divindo com voces umas fotinhos de vez em quando, certo? As primeiras em Beijing e Shanghai

Cidade Proibida, Beijing

Cidade Proibida, Beijing

Yu Yuan, Shanghai

Yu Yuan, Shanghai

Yu Yuan, Shanghai

Passeando por aqui: Cidade Proibida

Tah vindo a Beijing? Chegando para a Olimpiada? Vai vir depois? Nao tem problema. A gente conta um pouquinho sobre os pontos turisticos da cidade.
O primeiro deles eh a Cidade Proibida.
Dah pra reservar uma tarde para passear na antiga moradia dos imperadores chineses. A Cidade Proibida esta localizada no coração de Beijing, bem em frente à Tian'anmen, a Praça da Paz Celestial. Foi um dos primeiros pontos turísticos que conheci. E adorei.

A Cidade Proibida eh sempre um dos locais turisticos de maior movimento

A construção da cidade começou em 1406, com o imperador Yong Le, da dinastia Ming e levou 15 anos para ficar pronta. Precisou de 100 mil técnicos e um milhão de trabalhadores. Depois disso outros imperadores das dinastias Ming e Qing fizeram ampliações, mas não mudaram o aspecto da cidade. Por 491 anos serviu de palácio imperial para duas dinastias e 24 imperadores. É um lugar que exala história.


É uma construção imponente, que ocupa uma área total de 72 hectares em pleno centro de Beijing. Ela é circulada por um muro de dez metros de altura e um fosso de 52 metros de largura, num total de 3800 metros. A Cidade Proibida esta dividida em duas partes: uma externa, que servia para grandes cerimônias e eventos do país, e o interior do palácio, propriamente dito, que servia apenas ao imperador e à família. A parte externa, inclusive, é gratuita para visitar. Quando eu fui tinha até uma exposição de arte nessa parte.

No inverno, o jardim interno fica assim, sequinho. Se eu passar de novo por la antes do fim do verao prometo umas fotinhas floridas

Uma das coisas que mais me encantou ao andar pela Cidade Proibida é prestar atenção nos telhados. São todos de um amarelo único, muito bonito. Alem de serem ornamentados por figuras de animais. Dizem que a cor amarela, antigamente, era usada exclusivamente pelo imperador. E era uma grande honra quando ele presenteava alguém com alguma coisa de cor amarela. E que a quantidade de pequenas estatuas de animais revela a importância daquele palácio. Para mim, um espetáculo de cor a parte.

Predio importante, 10 bichinhos

Desde 2003 que a Cidade Proibida passa por uma restauração que, no total, deve durar 19 anos, com um investimento total de cerca de US$ 273 milhões. A parte central deve ser concluída ainda este ano. Mas não tem problema. Ha muito a ser visto. Fora que quem vier para a Olimpíada poderá conferir como ficou essa parte reformada E vale à pena. Pode ter certeza.

Olha a Coruja ai, gente!

*As fotos sao minhas e Iugo Urakami (jah nao me lembro quais sao de quem... mas ta tudo em casa! hehehehehehe)

wo qing bu dong

O que eh isso???? Bom, a frase que eu mais sei falar em mandarim. Equivale a Magda, do finado Sai de Baixo, dizendo NAO TO ENTENDEEEEEEEEEEEEENDO!

30 de jul. de 2008

A obra olimpica

Bom, como todo mundo jah sabe, a cidade esta sendo neuroticamente enfeitada. Tudo ajeitado, arrumado, varrido, florido. Agora quem ganhou uma nova cara foram os tapumes de obras de Beijing. Jah que nao tem como acabar com a obra (e nem a obra), o jeito foi forrar aquela coisa feia que envolve o canteiro. Claro, tudo muito olimpico! Peco perdao pela pouca qualidade das fotos, mas fui tirando de dentro do taxi. Ah, a primeira eh pra mostrar que o novo predio da CCTV ta praticamente pronto! Claro, e de tapume novo!
Nos tapumes novos rola ateh "Um mundo. Um sonho" em portugues

Esse clique foi perto de Dongdan. A qualidade das fotos ta ruim, eu sei,
mas deu pra pegar o espirito do enfeite, neh?


Confere ai a Linha Expressa Olimpica. Nas principais avenidas e nos aneis rodoviarios, uma pista eh exclusiva para o pessoal da Olimpiada... Da pra chegar rapidinho a qualquer lugar

acho que tou passando mal...

Enquanto muita gente que tah aqui, ou chegando agora, reclama que nao pode comer comida chinesa pq passa mal, eu sou o contrario. Ah, por comida chinesa esquecam aquele monte de bichinhos e insetos, tah? Tem muito ranguinho gostoso por aqui. De verdade. Mas voltando. Eu soh o contrario. Tou desde ontem bem ruinzinha, desde que comi una bella pasta com atum... detalhe eh que soh eu, dos tres que fizeram a refeicao, passei mal... afffffffffff

29 de jul. de 2008

La vai, la vou eu de samba


Quem disse que a china nao tem rebolado?

Nesse ultimo sabado fui ao Star Live, aqui em Beijing, assistir ao show do Sambasia, a primeira e melhor escola de samba aqui da China.
Opa, mas que historia eh essa?
Eh assim, o Jimmy, americano filho de filipinos, andou pelo Brasil e se apaixonou pelo ritmo. Veio pra China e, junto com o Leon, fundou a primeira escola de samba em terra mandarim.

No comando da galera, de apitinho, o Jimmy

Eles tocam sambao, tipo bateria de escola de samba, e samba'reggae, inspirado no Olodum e na Timbalada.
O Sambasia jah faz parte de Beijing, ta sempre tocando pela noite. Um grupo grande e sem nenhum brasileiro, mas levando a nossa cultura pra chinesada.
E quem anda por aqui ve a evolucao da rapaziada. Fiquei positivamente impressionada: as batidas estao mais dificeis, o grupo mais harmonioso, as meninas estao cantando e dancando cada vez melhor. Muito bonito de ver. Quem estiver vindo a Beijing, se liga que eles vao tocar. Nao sei toda a agenda de shows, mas se alguem precisar eh soh pedir. Dia 10 eh certo que eles vao tocar no 2Kolegas. Vale a pena ver meeeeeesmo!!!!

Na esquerda, o Leon, outro maluco apaixonado pelo ritmo brasileiro

O povo dancou muito na batida no Sambasia


Os cliques maravilhosos sao do Oliver, meu colega

Agora da pra sentir

Certas mudancinhas causadas pelo rodizio de carros em Beijing jah estao bem evidentes. O tempo de deslocamento, como eu jah havia dito, eh muito menor. E como jah estava previsto, pegar taxi ta virando tarefa de gincana!!!!!
Ah, e a poluicao??? Essa nao ta tendo jeito de sumir, nao! Desde o dia 23 que nao tem atualizacao dos dados. Mas o que se ve pela janela nao eh animador.

27 de jul. de 2008

Marcas que conhecemos (ou nem tanto)


Bom, essa embalagem eh inconfundivel. A boa e velha Xuebi (雪碧)!Opa, como assim?

Eh galera, aqui se provoca a sede ateh nao poder mais com Xuebi e nao Sprite!

25 de jul. de 2008

Eu quero o meu

Ontem a policia deteve 60 cambistas de ingressos da Olimpiada. Alguns bilhetes estavam sendo revendidos a um valor cem vezes maior!
O pior eh que cambista eh a unica esperanca que eu tenho de conseguir um ingresso, jah que nas outras fases de venda eu nao consegui nenhum.
Hoje comecaram a ser vendidos os 820 mil bilhetes restantes nos locais de competicao. O problema eh que as 17h de ontem as filas jah dobravam esquinas! Ai fica complicado, neh?
Na fase anterior, de 9 maio a 9 junho, foram vendidas 1,38 milhoes de entradas. Soh espero achar um cambista camarada, que venda soh pelo dobro do preco... in, sera que eu consigo?

Fotinhos do site da Radio Internacional da China

23 de jul. de 2008

Tem flores em tudo que eu vejo

Todo mundo sabe da preparacao de Beijing para os jogos. Eu mesma comentei que a cidade estava florida. Mas hoje a Xinhua divulgou alguns dados interessantes sobre o "embelezamento" da cidade. Segundo a subdiretora do Departamento de Paisagismo de Beijing, Wang Sumei, mais de 40 milhoes de flores em vasos foram distribuidas pela cidade. Para isto, 20 tipos diferentes de flores resistentes ao calor foram escolhidas, como o crisantemo.
Ontem eu passei pela Tian'anmen, a Praca da Paz Celestial, e fiquei impressionada com o paisagismo que esta sendo feito la. Algumas dessas 40 milhoes de flores serao usadas para formar um grande mapa mundi, uma passarela com pictogramas e, claro, o simbolo da Olimpiada de Beijing.

presta atencao... ta vendo o Brasil ali?

Os pictogramas tambem estao recebendo um "recheio" de flores. Credito: Tarsila Borges


Te liga nos outros dados:
- a taxa de cobertura verde da cidade era de 30% em 2000. Hoje eh de 43%.
- 370 mil arvores foram plantadas.
- 2,1 milhoes de roseiras foram plantadas em torno de 31 locais de competicao, 45 estadios de treino e 160 ruas olimpicas
- A area verde total da cidade soma 1.026 hectares

tem muita gente trabalhando (e correndo) para que a cidade esteja completamente florida para os jogos
Fizeram ateh um minininho (nossa deu uma cacofonia feia isso) na Tian'anmen. Credito: Tarsila Borges

Ah, os olimpicos...

Que Beijing respira olimpiada nao eh novidade. E que todo mundo faz o que pode para tirar a sua casquinha tambem. Mas achei interessante o que o dono dessa bici fez:

A magrela ta devidamente paramentada para os jogos. E o dono dela tava circulando nas imediacoes do Ninho de Passaro, vendendo umas coisinhas ateh legais, umas miniaturas do estadio feitas com palitos de fosforo. Eh o legitimo "se vira nos 30"!

22 de jul. de 2008

Marcas que conhecemos (ou nem tanto)

Curiosidade eh o que nao falta deste lado do mundo. Pra gente que vem de uma cultura completamente diferente (e relativamente nova), principalmente. Mas acho bem curiosa as particularidades da lingua e como as marcas internacionais lidam com isso.
Por isso, comeca agora a serie "Marcas que conhecemos (ou nem tanto)", pra mostrar a cara chinesa de produtos que fazem parte do cotidiano aih do Brasil.
Para abrir a serie, apresento a Pepsi!
Na embalagem estah escrito 百事可乐 (bai shi ke le), que quer dizer tudo eh alegre...
Estranho, neh? Mas nao, a Pepsi nao dah barato aqui na China.

21 de jul. de 2008

Rodizio e poluicao

Lembram que eu disse que voltava pra dar o resultado da primeira segunda-feira do rodizio de carros por aqui?
Entao ta, vamos la! O indice de hoje ficou em 64. O que significa regular... Claro, para quem jah respirou muito nivel pessimo, regular ateh que eh bom.

A Jana, minha companheira aqui no blog, fez um post sobre poluicao tambem. Da uma olhada lah no China in Blog.
Inclusive foi de la que sequestrei a tabela dos niveis, pra voces terem uma ideia do que eh coisa por aqui.

Nivel I > 0 a 50 - Bom: Praticamente não há riscos à saúde

Nivel II > 51 a 100 - Regular: Pessoas de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas), podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral, não é afetada.

Nivel III > 101 a 199 - Inadequada: Toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas), podem apresentar efeitos mais sérios na saúde

Nivel IV > 200 a 299 - Ma: Toda a população pode apresentar agravamento dos sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta e ainda apresentar falta de ar e respiração ofegante. Efeitos ainda mais graves à saúde de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas).

Nivel V > 299 ou mais - Pessima: Toda a população pode apresentar sérios riscos de manifestações de doenças respiratórias e cardiovasculares. Aumento de mortes prematuras em pessoas de grupos sensíveis.

* Os dados sao da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) de Sao Paulo

Agora eh ir acompanhando. Semana passada o indice foi mais ou menos esse (66) todos os dias. Vamos ver agora com o andar do rodizio como eh que a coisa vai se comportar.

Zai Jian



Isso eh cruel

Tah vendo esse meigo chaveirinho. Pois eh, encontrei em Shanghai pra vender. Ta dando pra reparar bem no que tem dentro? Voce compra um chaveiro e ganha um peixinho. Soh nao existe explicacao pra vender ele assim... Compra o peixinho pra ver ele morrer? Ai, nao gostei. Mesmo.

Shanghai: oriente e ocidente logo ali

Claro, logo ali pra quem esta, como eu, em Beijing.
Mas finalmente, depois de quase oito meses de China, conheci Shanghai! Fiquei maravilhada com a cidade. Eh uma cidade grande, bonita, cosmopolita, com um ceu verdadeiramente azul, arborizada, bonitinha. Alguns bairros ateh lembram Porto Alegre: ruas pequenas, repletas de casas, alguns predios de apartamentos (nao mega condominios) como no Petropolis, muitos restaurantes e lugares bonitinhos, como no Moinhos. Mas isso eh uma parte. Soh uma parte.
Shanghai eh grande, muito grande. Ao todo, contando a regiao metropolitana, sao mais de 20 milhoes de habitantes. Essa sensacao de "muita gente" que todo mundo me pergunta no Brasil eu acabei tendo em Shanghai. Ao contrario de Beijing, a cidade tem um centro, o que faz com que a criatura pense por um instante "noooooossa, como tem gente". Alem disso, a cidade eh muito turistica conhecida nao soh por ser um centro financeiro, mas tambem pelas paisagens. O rio Huangpu eh um dos principais cartoes postais da cidade, principalmente por causa dos predios que contornam a orla. Eh lah que esta a futuristica torre da CCTV (televisao estatal da China), protagonista de muitos cliques dos turistas que visitam a cidade.

A torre de 405 metros se impoe na paisagem de Shanghai. Dia e noite.



Como eu disse no titulo, ocidente e oriente se encontram por la. Alem de notar bastante isso na arquitetura dos predios, os parques e jardins deixam essa sensacao bem clara. O primeiro que eu visitei foi o Peoples Park. Esse eh bem ocidental. Se nao tivesse um laguinho cheinho de lotus dava pra pensar que o passeio era em outros cantos do mundo.




Eh um parque muito legal. Dah a impressao de tranquilidade no meio do caos.
E as ruas para chegar ateh ele tambem sao bem bonitinhas. E, sei la, mas andando la fiquei com uma certa sensacao de familiriadade. To louca, ou voce tambem?




eu realmente adorei o ceu dessa cidade



Bom, andando um pouco mais la pros lados do rio, a gente encontra o Yu Yuan. Esse eh um pouquinho diferente. Comeca jah pela entrada:



Agora sim!!!!! Estamos na China! hehehehehehe
Mas o Yu Yuan eh mais que um parque com jardim. Ele eh um centro completo de entretenimento. Tem restaurantes, lojas (muuuuuuuuitas lojas), templo, jardim, lago, tudo... exatamente tudo pra passar o dia. E a arquitetura eh bem chinesinha. E, claro, tava lotado.










essa eh a ponte das nove dobras (traducao minha megalivre pra Nine Bend), dentro do Yu Yuan... lotadaca





E eh impossivel nao fazer umas comprinhas por la. Claro, como aqui, eh tudo na base da barganha. Nunca tenha pena do vendedor. Comecaram me oferecendo as camisetas por 100 yuan. Levei por 20. Uma bolsinha a coisa foi mais absurda: o preco inicial era 300. Levei por 45. Pechinche sem do!
E claro, depois das compras cmpre um ticket e va relaxar no jardim. Nossa, eh lindo. Parece um labirinto.
Alem desses, a cidade ainda conta com um parque em estilo frances e outros menores espalhados pela cidade. Claro, nao deu pra conhecer tudo. Dois dias eh sempre muito pouco tempo. Mas eh suficiente para ficar com gostinho de quero mais.

Zai Jian!

Alo correria


Parece preparação olímpica:
- Escala de horário apertada
- Trabalha em casa pela manhã
- Na agência à tarde
- Estuda jornalismo online à distância
- Toca projetos paralelos

Aff, acabou o dia e sobraram tarefas pendentes. Entre estas, o oi para vocês, queridos leitores. Anfitriã tão insensível ainda não tinha se visto por estas bandas. Além de insensível, arriada. Já chego avisando que saio rapidinho, mas volto logo, ah, volto.

Enquanto não pinto por aqui com mais frequência, vou abusar de vez. Quem sabe você clica aqui e dá uma olhadinha na minha outra casa... :). Na web eu sou assim, meio assanhada, vou tentando captar cliques de quem zapeia rede afora.

Outra hora mostro outras incursões internéticas. Agora, além do tchau, deixo uma foto de Beijing em construção - a cidade, este blog e eu, cada um a seu tempo, se transforma e deixa a sensação de que logo, logo haverá uma versão mais completa. Ou não.