10 de set. de 2008

Na torcida: os chineses

A torcida na Paraolimpiada eh massivamente chinesa. O ginasio no judo tava quase lotado e o meu colega Glenio, que foi ao Ninho ver o atletismo, disse que tava bem cheio tambem. Eu fiquei com a impressao ateh de que tah tendo mais publico que a olimpiada. Tem uns fatores que ajudam, claro. Os ingressos da paraolimpiada sao mais baratos, pra comecar. A cidade esta calma, nao tem aquela horda de turistas que viajaram a esmo soh pra prestigiar o evento, o que significa que nao tem tanto ingresso nas maos dos comites nacionais pra vender pra esse povo (muito menos gente que tenha comprado com muita antecedencia).
Claro, torcida sempre eh importante nos esportes. Nao foi um, nem dois atletas que jah declararam amor ao publico ou destacaram a importancia do incentivo para chegar a vitoria. Mas ontem, no judo para deficientes visuais, a torcida parecia ter ainda um efeito mais decisivo. A maioria dos atletas nao tinha como ver o colorido do estadio, ou rostos na arquibancada. Os gritos da torcida por si soh eram o incetivo que eles precisavam. A ordem era fazer barulho. A torcida atendeu.
Mas claro que a chata aqui precisa arrumar algo pra implicar. Eh de leve, mas tem uma coisinha que me irrita na hora de torcer. Uma praga dos jogos, que esta sendo ainda mais usado nos Jogos Paraolimpicos sao esses bastoezinhos. Todo mundo tinha um par desses dentro do ginasio e batiam freneticamente o tempo todo. Da um barulhinho metalico bem chatinho... E atras de mim tinha uma familia de franceses meio destrambelhados que, alem de tudo, ficavam batendo com aquilo na minha cabeca... afffff


Claro, junto com muitos Jiayou, muito mais, muito mais alto e, ouso dizer, mais espontaneo que durante os jogos de agosto.
Eh muito legal, muito mesmo. Dou todo o meu apoio, mas eu dispensaria os bastoes...
Outra coisa diferente da Paraolimpiada eh que para torcer em algumas modalidades o silencio eh que eh bem-vindo. Queria assistir ao futebol de cinco, que tambem eh para cegos, para presenciar isso, a coisa da torcida silenciosa. Pq do silencio? Para os atletas conseguirem ouvir a bola para saber para que lado ir. Seria especial. Como tudo nessa paraolimpiada: especial, surpreendente e bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário