18 de set. de 2008

Um leque de novas coisas pra carregar

Eh, caros amigos, a vida em Beijing nao eh facil. Com o clima e a lingua diferentes, certas coisas comecam a ser necessarias na vida de uma menina. Nao que nao fossem no Brasil, de forma alguma. Mas algumas a gente comeca a precisar sempre, ou de maneiras diferente. Quer ver?



1- Hidratante - tudo bem, sempre foi necessario. Mas num clima como o de Porto Alegre (e Gravatai tb) nao eh todo dia que a gente sente necessidade meeeesmo... Bom, aqui, principalmente no inverno, a pele agradece e comemora o hidratante. Sim, ele eh necessario mais de uma vez por dia. Experimente nao passar, ou deixar de passar em alguma parte do corpo... sabe as fotos do sertao nordestino? Fica igualzinho.

2 - Celular
- celular nao serve soh pra ligar e jah no Brasil eu usava (e precisava) bastante dele. Mas no Brasil eu falava portugues e o resto do povo tambem. Aqui o celular te tira de muitos apuros: a gente recebe por sms enderecos em chines pra mostrar pros taxistas, ou quando as possibilidades do chines fraquissimo que eu falo se esgotam e nao posso deixar algo para amanha, eh ligando pra quem fala chines que a gente consegue sair das enrrascadas.

3 - Lencos umedecidos - parece coisa de gente fresca, neh? Mas aqui acho eles bem necessarios. Posso nao usar exatamente todos os dias, mas sempre tem alguem que pede (que nem chiclete). Com o po da cidade, que esta sempre em construcao, eles lencinhos sao praticos praquela sensacao de mao suja, ou qdo a gente vai a algum restaurante, ou depois de comer sorvete... viu? Seguidamente surge uma necessidade nova pra ele.

4 - Lenco de papel - aqui minha rinite praticamente inexiste. Claro, palmas para o clima seco. Mas nao sei pq, tenho uma necessidade muito grande de limpar o nariz... pq chega no fim do dia, mesmo nao tendo corisa, o nariz esta sujo. Bem sujo as vezes, dependendo do indice de poluicao do dia.

5 - Protetor labial - esse tem a mesma utilidade do amigo hidratante. No inverno, principalmente, se voce nao quiser passear por Beijing com a sua boca sangrando o tempo inteiro, tenha sempre o protetor labial na bolsa. Aqui se vende o tempo todo em cada esquina. Quando eu cheguei em Beijing, a Jana foi la me buscar no aeroporto com um na mao, me esperando pra me dar de presente. Sim, eh artigo de primeira necessidade.

6 - Protetor solar para o rosto - como eu me recuso a andar de sombrinha na rua pra me esconder no sol, o caminho eh o protetor solar. Talvez eu tenha procurado pouco, mas os mais fortes que eu achei por aqui sao os de fator 30, isso que a chinesada ama ficar com pele branquinha, branquinha. Mas pra nao andar de sombrinha na rua, vale tudo.

7 - Creme para as maos - o clima seco eh responsavel por este tubo estar sempre na bolsa (quando eu digo sempre, eh sempre mesmo). A gente sente a mao e os cotovelos ressecando muito durante o dia todo. O que faz com que a gente use creme para as maos o dia todo tb.

8 - Cartoes - pra mim esse eh o lado mais curioso de andar aqui. No meu sengundo dia em Beijing fui a uma janta com os outros especialistas da agencia. Eu ainda estava completamente grogue do jetlag, mas no fim da janta vi o primeiro ritual de troca de cartoes. Todo mundo tem cartoes, todos bilingues. E serve principalmente pra ficar mostrando pro taxista pra poder chegar a algum lugar: cartao de restaurante, hotel, loja, shopping, amigos, tudo. Claro, com o tempo a gente aprende um pouco de chines e passa a usar menos os cartoes para fins de locomocao, mas eles tao sempre por ali na bolsa, nem que seja para dar a algum recem-chegado na cidade.

Bom, tem o leque tambem. Esse da foto eu ganhei da Noha, quando viajamos juntas a Shanghai. Adoro esse leque, acho bonitaco, mas nao levo ele pra rua, tenho medo de estragar. Mas no verao daqui, um lequezinho pra fazer vento eh sempre bem-vindo.

3 comentários:

  1. Ei! Paulinha!
    Esse último posto já tá fazendo aniver..... cadê vc???
    Atualiza a gente, vai...

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. oi moça, eu tb sou uma coruja!

    ResponderExcluir
  3. olha eu aqui amor!

    ResponderExcluir