11 de set. de 2009

09/09/09 - dia bom para casar

Palíndromo. Diz-se de/ou frase ou palavra que se pode ler, indiferentemente, da esquerda para a direita ou vice-versa. Acho que se aplica para números também. Sendo assim, anteontem tivemos um com a data 09/09/09. E como o povo aqui ainda dá importância para os números (lembra da abertura da Olimpíada ano passado no dia 08/08/08 às 08h08?), a data não passou em branco.

Ou melhor, teve gente passando de branco. Milhares de casais correram para os cartórios do país para casar no dia 9. A explicação é simples, a pronúncia do número 9 em chinês (jiu) se assemelha ao caractere 久 que significa "para sempre, eterno e perpétuo"

A Xinhua, agência de notícias do governo chinês, largou uma matéria falando da explosão de casamentos nas grandes cidades chinesas durante a data. Em Guangzhou, mais de 6 mil casais apresentaram o pedido de casamento nos 24 cartórios da cidade e em Nanjing, o número foi de 3 mil. Em Guangzhou, inclusive, desde que foi estabelecida a República Popular da China, nunca se viu tanta gente casando no mesmo dia. Nem no ano passado, no 08/08/08, outro número bem popular, que os chineses acreditam trazer sorte e riqueza.

Segundo o Ministério dos Assuntos Civis, 314.244 casais em todo o país foram lá dizer "sim" no dia 9. Levando em conta a crença chinesa nos números, o total até que é bem estranho, recheado de '4's, indicador de má sorte por aqui. 

A mania de casar em datas com trincas do mesmo número já está deixando até os sociólogos preocupados, porque quem casa rápido, muitas vezes acaba separando rápido. Em Shanghai, 20 dos 917 casais que casaram no dia 08/08/08 já estão separados. Há um caso ainda mais curioso: os dois se conheceram no dia 01 de agosto do ano passado, a paixão foi fulminante, o triplo 8 era a data perfeita, eles casaram e no dia 01 de outubro do mesmo ano já estavam separados. 

Acho engraçado isso de acreditar em números e sorte e acho que não só os sociológos deveriam ficar preocupados. Para início de conversa, me deixa assustada a ânsia que o povo aqui tem por casamento. Eu já escutei menina de 23 anos dizer "eu já estou velha, preciso casar logo". Sim, 23. Só, 23. Agora, além disso, pense bem, pq uma data seria a garantia de amor eterno? E o que me admira é que muito dessa gurizada chinesa que está casando, não o faz por amor, mas por estabilidade, satisfazer as pressões sociais, qualquer coisa, menos amor. Claro que tem que case por realmente estar em sintonia com o outro, mas não sei até que ponto esta é a maioria. Acho que também por isso o povo procurou a data: já que muitas vezes não há o amor (e todo o pacote que é necessário junto para fazer um casamento funcionar), que a sorte da data ajude a manter uma relação. Posso estar falando uma grande bobagem, mas isso me pareceu fazer tanto sentido... 

Críticas à parte, quero mais é que todo mundo seja feliz. Então, aos recém-casados que escolheram o 9/9/9, 新婚快乐 (xin hun kuai le)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário