4 de set. de 2009

Um papinho às sextas - Urumqi, Twitter, 60 anos e festinha

Não sei para quem está no Brasil, mas esta semana aqui passou e eu mal vi. Mil coisas ao mesmo tempo e a sexta-feira chegou só para me dar um tapinha e dizer: perdeu, preiboi! Mas vambora papear, que é sempre bom a beça!

Ao contrário do que o governo quer que os chineses pensem, a situação em Urumqi continua crítica. Após o incidente de 5 de julho, quando 197 pessoas morreram e centenas ficaram feridas, as coisas se acalmaram, mas a presença massiva de polícia nas ruas deixava claro que a paz não será uma tarefa das mais simples. Ontem começou a rolar um ataque novo, e um tanto quanto inusitado, na capital de Xinjiang. Começaram a ser registrados ataques com seringas que estariam contaminadas. Dá para ler sobre a história aqui (http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,milhares-exigem-seguranca-na-china-por-ataques-com-seringas,429047,0.htm). Obviamente que com este novo ataque as coisas não iam acabar bem. Hoje, mesmo com a presença massiva da polícia, polícia armada (uma espécie de braço do exército) e exército, milhares foram às ruas protestar e acabaram contidos por bombas de gás lacrimogênio. Como você pode ver pelo twitter de Michael Anti, sempre superinformado sobre tudo o que acontece no país e na Ásia, as coisas não andam bem:
 
@mranti: Thousands of Han Chinese siege Urumqi government office, police use teargas. 
@mranti: Pics from Urumqi this morning. RT @duck_1984: 【组图】2009/09/04 早安 烏市 15pics http://paowang.net/post/10018402
@mranti: Syringe attack also in Urumqi's nearby city, Changji, at least 3 injuries. 
@mranti: HK media video: The protesters shouting, Wang Lequan, Step Down!  http://bit.ly/1bOz1j
@mranti: HK-based TV (TVB, NOW) reporters detained when covering the protest in Urumqi today. 
@mranti: Police at Nanmen in Urumqi firing warning shots. 
@mranti: HK TV reporters detained, and beaten up by police in Urumqi 
@mranti: Firework v teargas, parade v protest. This is China at her 60th birthday.

Genial a última twittada dele, né: "Fogos de artifício x gás lacrimogênio, parada x protestos. Esta é a China no seu 60 aniversário"

Falando em Twitter (e China, claro), o designer francês Gabriel Jordy (http://www.gabyu.com/) fez um mapa muito bacana de quem seguir no twitter para saber o que se passa por aqui. Clicando lá no http://webtrendmap.com/gabyu/252/ você pode ter mais informações sobre estes twitteiros, os links compartilhados e assuntos principais. Bem legaus. 

***************
Sobre Urumqi por aqui:

***************
Respondendo os comentários, os dois sobre Quando eu crescer quero ser... corrupto":

- do Agulha3al: parece piada mesmo, mas não é. E em menor ou maior grau (leia-se "com foco direto na corrupção") é o que esta gurizada toda quer: uma vaguinha na teta do governo.

- do Roberto: Claro, Roberto, a corrupção não é privilégio da China, nós brasileiros sabemos bem disso. A brincadeira é porque aqui a corrupção é tçao grande e eles (governo e partido) são tão preocupados em fazer parecer que não existe, condenando à morte muitos que são pegos roubando ou malversando dinheiro público, que ver esse como o sonho da próxima geração é, no mínimo, engraçado. :)

*************
E amanhã tem festinha rockn'roll em Beijing. Se estiverem por aqui, apareçam. Se souberem de alguém que está, avisem. A Dona Coruja aqui, Jana Jan e Fernanda Morena vamos mostrar com quantos paus se faz uma guitarra! Vai ser legal, acreditem e apareçam!

O que: Festa Enough of Samba
Quando: Amanhã, 5/09
Onde: no Club Obiwan (http://www.clubobiwan.com.cn) Xihai Xiyan, 4 - Houhai - 200m da estação Jishuitan do metrô - 西海西沿4号 积水潭地铁口200米 
Quanto: de grátis! só paga a bebida (Mojito, Cuba e Tequila em promoção - medo)

************
 
A fotinho que ilustra o post foi tirada às 5h do sábado passado (não pergunta onde eu andava) na avenida Qianmen, pertinho da Praça da Paz Celestial. Congestionamento cão na madrugada por causa do ensaio para o grande aniversário de 60 anos da República Popular da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário