31 de jul. de 2008

Passeando por aqui: Cidade Proibida

Tah vindo a Beijing? Chegando para a Olimpiada? Vai vir depois? Nao tem problema. A gente conta um pouquinho sobre os pontos turisticos da cidade.
O primeiro deles eh a Cidade Proibida.
Dah pra reservar uma tarde para passear na antiga moradia dos imperadores chineses. A Cidade Proibida esta localizada no coração de Beijing, bem em frente à Tian'anmen, a Praça da Paz Celestial. Foi um dos primeiros pontos turísticos que conheci. E adorei.

A Cidade Proibida eh sempre um dos locais turisticos de maior movimento

A construção da cidade começou em 1406, com o imperador Yong Le, da dinastia Ming e levou 15 anos para ficar pronta. Precisou de 100 mil técnicos e um milhão de trabalhadores. Depois disso outros imperadores das dinastias Ming e Qing fizeram ampliações, mas não mudaram o aspecto da cidade. Por 491 anos serviu de palácio imperial para duas dinastias e 24 imperadores. É um lugar que exala história.


É uma construção imponente, que ocupa uma área total de 72 hectares em pleno centro de Beijing. Ela é circulada por um muro de dez metros de altura e um fosso de 52 metros de largura, num total de 3800 metros. A Cidade Proibida esta dividida em duas partes: uma externa, que servia para grandes cerimônias e eventos do país, e o interior do palácio, propriamente dito, que servia apenas ao imperador e à família. A parte externa, inclusive, é gratuita para visitar. Quando eu fui tinha até uma exposição de arte nessa parte.

No inverno, o jardim interno fica assim, sequinho. Se eu passar de novo por la antes do fim do verao prometo umas fotinhas floridas

Uma das coisas que mais me encantou ao andar pela Cidade Proibida é prestar atenção nos telhados. São todos de um amarelo único, muito bonito. Alem de serem ornamentados por figuras de animais. Dizem que a cor amarela, antigamente, era usada exclusivamente pelo imperador. E era uma grande honra quando ele presenteava alguém com alguma coisa de cor amarela. E que a quantidade de pequenas estatuas de animais revela a importância daquele palácio. Para mim, um espetáculo de cor a parte.

Predio importante, 10 bichinhos

Desde 2003 que a Cidade Proibida passa por uma restauração que, no total, deve durar 19 anos, com um investimento total de cerca de US$ 273 milhões. A parte central deve ser concluída ainda este ano. Mas não tem problema. Ha muito a ser visto. Fora que quem vier para a Olimpíada poderá conferir como ficou essa parte reformada E vale à pena. Pode ter certeza.

Olha a Coruja ai, gente!

*As fotos sao minhas e Iugo Urakami (jah nao me lembro quais sao de quem... mas ta tudo em casa! hehehehehehe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário