2 de fev. de 2009

O fim do frio

A melhor coisa do Festival da Primavera (春节, Chun Jie) é a perpectiva de que o frio acabe. Ano passado foi batata!!! A gente batia queixo na rua na hora da virada do ano-novo chinês. Reclamei do frio com uma superamiga chinesa. Em tom profético, ela disse: "Não tem com o que se preocupar. Daqui a 15 dias vai comecar a esquentar". Na mosca! Do dia 20 de fevereiro em diante a coisa só melhorou, os casacos pesados foram sendo substituídos por uns mais leves até o fim derradeiro do maledeto inverno.

Não me interpretem mal, eu gosto de inverno. Pelo menos gostava bastante. Até porque no sul do Brasil ele não dura muito, então quando aparece gosto de curtir cada momento. Aqui na China eu descobri que o que eu gosto mesmo é de meia estacao. Por coincidência, tambem é um período bem curtinho, mas tri gostoso. O inverno dura seis meses e castiga a gente. Quando o marcador passa a ficar permanentemente negativo é de matar. E o verão? Nossa! É um calor horroroso, a gente sente a pele fritando e só sabe agradecer ao santo que inventou o ar-condicionado.

Bom, pelo menos agora serão menos de dez dias no frio de rachar. Essa perspectiva já me anima muito.

Mas chinês é uma criaturinha engraçada com essa coisa de tempo. O calendário lunar é seguido por todos e com bastante atenção. Quando muda a estação, ou determinada lua, eles sempre sabem se é necessario levar um casaco a mais ou a menos. Os mais antigos continuam sendo bem precisos. Um dia eu estava encarangando de frio no metrô. Os dias vinham sendo de um friozinho ameno (é, na real "a menos"... uns -7ºC), a gente nem congelava. Naquele dia tudo indicava que seria igual. Doce ilusão. Mas eu ia dizendo, eu tava batendo queixo no metrô quando encontrei um amigo meu. Ele vinha superultramegaequipado, completamente de acordo com a friaca daquele dia. Perguntei como ele sabia que a sensação térmica ia estar muito pior naquele dia. "Sabe como é, o chinês mais antigo do meu trabalho me avisou ontem que não era pra eu me descuidar hoje, porque o tempo ia virar e ficar muito mais frio". Como é que eles sabem???? Também não sei.

Os mais jovens também são bons na arte da previsão do tempo. A diferença é que a gurizada não acompanha o calendário lunar e suas verdades absolutas, mas sim as mensagens de celular que os sites chineses de meteorologia, ou o serviço da companhia telefônica, enviam avisando pra levar um casaco a mais ou um casaco a menos. No fim das contas todos acertam.

Rezando pro clima ficar assim de novo

PS: Ah, Ane, aqui os fogos espantam tudo: maus espíritos, mau-olhado, a pessoa amada em três dias... e a paciência! hehehehehehehehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário