20 de mai. de 2009

Eclipse total

No dia 22 de julho, quem estiver pela China poderá testemunhar o que os cientistas estão chamando de "mais importante e espetacular eclipse deste século". Isso porque, daqui da China, será o melhor lugar do mundo para testemunhar, durante seis minutos, o momento em que a Lua encobrirá totalmente a luminosidade do Sol.
O fenômeno completo poderá ser apreciado por duas horas no total, a partir das 8h (horário de Beijing), do dia 22 de julho (repeti, já anotou na agenda?).
Este será o mais longo eclipse total do Sol dos últimos dois mil anos e o mundo científico comemora, já que características cromáticas e do halo solar poderão ser estudadas com mais detalhes nesse momento.
Segundo a Academia de Ciências da China, o caminho da sombra da Lua irá começar na Índia, depois deve cruzar Nepal, Bangladesh, Butão e Mianmar, antes de chegar na China, começando pelo Tibet.
Quem não tem o costume de acordar cedo, neste dia deve pular da cama. Afinal de contas, só na série "Heroes" que eclipses totais acontecem duas vezes por temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário