21 de jul. de 2008

Shanghai: oriente e ocidente logo ali

Claro, logo ali pra quem esta, como eu, em Beijing.
Mas finalmente, depois de quase oito meses de China, conheci Shanghai! Fiquei maravilhada com a cidade. Eh uma cidade grande, bonita, cosmopolita, com um ceu verdadeiramente azul, arborizada, bonitinha. Alguns bairros ateh lembram Porto Alegre: ruas pequenas, repletas de casas, alguns predios de apartamentos (nao mega condominios) como no Petropolis, muitos restaurantes e lugares bonitinhos, como no Moinhos. Mas isso eh uma parte. Soh uma parte.
Shanghai eh grande, muito grande. Ao todo, contando a regiao metropolitana, sao mais de 20 milhoes de habitantes. Essa sensacao de "muita gente" que todo mundo me pergunta no Brasil eu acabei tendo em Shanghai. Ao contrario de Beijing, a cidade tem um centro, o que faz com que a criatura pense por um instante "noooooossa, como tem gente". Alem disso, a cidade eh muito turistica conhecida nao soh por ser um centro financeiro, mas tambem pelas paisagens. O rio Huangpu eh um dos principais cartoes postais da cidade, principalmente por causa dos predios que contornam a orla. Eh lah que esta a futuristica torre da CCTV (televisao estatal da China), protagonista de muitos cliques dos turistas que visitam a cidade.

A torre de 405 metros se impoe na paisagem de Shanghai. Dia e noite.



Como eu disse no titulo, ocidente e oriente se encontram por la. Alem de notar bastante isso na arquitetura dos predios, os parques e jardins deixam essa sensacao bem clara. O primeiro que eu visitei foi o Peoples Park. Esse eh bem ocidental. Se nao tivesse um laguinho cheinho de lotus dava pra pensar que o passeio era em outros cantos do mundo.




Eh um parque muito legal. Dah a impressao de tranquilidade no meio do caos.
E as ruas para chegar ateh ele tambem sao bem bonitinhas. E, sei la, mas andando la fiquei com uma certa sensacao de familiriadade. To louca, ou voce tambem?




eu realmente adorei o ceu dessa cidade



Bom, andando um pouco mais la pros lados do rio, a gente encontra o Yu Yuan. Esse eh um pouquinho diferente. Comeca jah pela entrada:



Agora sim!!!!! Estamos na China! hehehehehehe
Mas o Yu Yuan eh mais que um parque com jardim. Ele eh um centro completo de entretenimento. Tem restaurantes, lojas (muuuuuuuuitas lojas), templo, jardim, lago, tudo... exatamente tudo pra passar o dia. E a arquitetura eh bem chinesinha. E, claro, tava lotado.










essa eh a ponte das nove dobras (traducao minha megalivre pra Nine Bend), dentro do Yu Yuan... lotadaca





E eh impossivel nao fazer umas comprinhas por la. Claro, como aqui, eh tudo na base da barganha. Nunca tenha pena do vendedor. Comecaram me oferecendo as camisetas por 100 yuan. Levei por 20. Uma bolsinha a coisa foi mais absurda: o preco inicial era 300. Levei por 45. Pechinche sem do!
E claro, depois das compras cmpre um ticket e va relaxar no jardim. Nossa, eh lindo. Parece um labirinto.
Alem desses, a cidade ainda conta com um parque em estilo frances e outros menores espalhados pela cidade. Claro, nao deu pra conhecer tudo. Dois dias eh sempre muito pouco tempo. Mas eh suficiente para ficar com gostinho de quero mais.

Zai Jian!

Um comentário:

  1. Eai alemoas mais gatas de Pequim!
    Como tão as coisas por ai? Deve ta uma correria, pq já tão chegando as olimpíadas e as preparações estão a mil!
    Bom, aqui ta tudo bem. Sábado foi niver da vó, daí a Corujada (+ Sílvia, namorado da Carol e o filho dele, e namorado da Raquel) foi toda pra lá. Como de costume, nestas ocasiões, sentimos tua falta. Principalmente, quando o namorado da Raquel e a tia Bê foram fumar lá na rua e a vó não viu e jogou um balde de água lá Hahahah, foi por um fio que eles não tomaram um banho ;) Enfim, tava bem legal, mas o vô não tinha a mínima noção do que tava acontecendo... Só depois que todo mundo quase tinha ido embora que ele se ligou e resolveu conversar um pouco! heheh
    A tia Bê te disse que esses dias foi um fisioterapeuta lá e que ele até sentou na cama? Só faltou ele levantar e dar uns tapas no cara! De uns dias pra cá, ele, de vez em quando, encarna o Seu Antônio, sabe? Bem turrão e dá umas patadas em quem chega ali perto. Sinal que ele ta bem! Hehe
    Bah, no fim, ainda nem falei nada do post.
    Ameeeeeeeeeeeii aquelas fotosssssss! Não sabia desses teus dotes de tirar foto! Foi tu mesma quem tirou?
    Se sim, to orgulhosa! Parabéns. Espero que seja genético e, que, eu tenha recebido o "gene da fotografia bem tirada" também ;)
    Achei bem tri o parque ali também. Pode ter certeza que tem cara de familiar sim, me lembrou a redenção naquela foto q tem duas pessoas caminhando. Ou nós 2 estamos loucas ;)
    E olha aqueles prédios?! Fantásticos! Tomara que eu possa conhecer aí algum dia...
    Bom, prima... este é só um hello da sua prima caçula e pra tu ja saber que eu vim aqui prestigiar o comendodepalitinho ;] falando nisso, essa é uma das primeiras coisas q eu qro q tu faça por mim na volta...me ensinar a comer de palitinho heheh
    Te cuida!
    We miss you!
    beijão,
    Bruninha.

    ResponderExcluir