8 de jun. de 2009

60 anos de China em fotos

Agora que o aniversário de 20 anos de um certo incidente em uma certa praça passou, começam os preparativos para um outro aniversário. Este sim lembrado, relembrado e celebrado pelos chineses (principalmente o governo).

 No próximo dia 1º de outubro, a China comemora os 60 anos da Revolução Comunista e, claro, toda a pujança do país será mostrada na ocasião. Ouso dizer que tem mais importância e internamente será mais celebrado do que a própria Olimpíada. Claro, a Olimpíada será um dos grandes feitos lembrados para mostrar como tudo deu certo por aqui.

Uma das coisas mais legais que saíram até agora em comemoração é um livro de fotografias, que foi editado (em chinês) pelo jornal em inglês China Daily para marcar a data.

O livro, China 1949-2009,  traz fotos das mais diversas épocas e regiões do país nos últimos 60 anos. O livro foi lançado na semana passada, durante a festa de 28 anos do jornal, custa 220 yuans (R$ 63,00) e está disponível, pelo menos por enquanto, apenas em solo chinês.

 Segundo Mark Hughes, editor do jornal, a compilação de fotografias é um tributo ao que Mao queria alcançar na China. “É um livro não apenas para a China, mas para o mundo em geral. A China tem se levantou e está andando erguida”, disse o cara. Sem entrar nos méritos políticos, o livro parece ser muito legal. Fotografias são ótimas contadoras de histórias, fora que valem mais que mil palavras, não é mesmo?

Dá uma olhadinha.









Claro que a China que passou e ainda passa fome não vem apresentada, o que não diminui a importância e beleza do livro. Quer ler a matéria completa (em inglês) e ver mais algumas fotinhos, clica aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário