28 de out. de 2009

A eterna poluição

Estava conversando hoje com o meu amigo Luciano Stabel (www.stabel.fot.br), fotógrafo talentoso e amigo querido, sobre o um post publicado num blog em inglês que fala sobre a China. "Amazing Pictures, Pollution in China" (http://feedproxy.google.com/~r/ChinaHush/~3/7agDqjRRsQ8/) era o post e além de elogiar o trabalho do fotógrafo, que é ótimo mesmo, ficou admirado com a poluição por essas bandas de cá e a coragem de publicar isto sem ser alvo do governo. Fato.

Não sei se Lu Guang (卢广), um fotógrafo frila, que começou como amador em 1980, sofre perseguições políticas. Só sei que antes de conseguir abrir seu primeiro estúdio e agência de publicidade ele trabalhou em fábricas, como operário. Também sei o trabalho dele sempre esteve focado em problemas sociais da China, que acabam chamando atenção dentro e fora do gigante asiático.

Sei que o trabalho é impressionante e está na rede para quem quiser ver esta triste realidade.

Como os frequentadores do bloguinho sabem, postagem só por email, o que não me permite arrumar as fotos direito. Entonces, sigo com as legendas abaixo, de acordo com a ordem das fotos.

1. "Na junção das províncias de Ningxia e Mongólia interior, eu vi uma chaminé muito alta soltando uma fumaça dourada, que cobria o céu azul, grandes áreas de pasto se tornaram locais onde as indústrias despejam o lixo; um cheiro insuportável de lixo faz as pessoas tossirem. Surge um esgoto industrial que corre para o Rio Amarelo…"
- Lu Guang

2. Lixo químico do distrito industrial Jiangsu Taixing Chemical (江苏泰兴化工园区) jogado no topo do Rio Yangtze. Maio de 2009

3. Esgoto das indústrias de aço e ferro da Henan Anyang (河南安阳钢铁厂) corre para o Rio Anyang. Março de 2008

4. Pastor na margem do Rio Amarelo, ele não consegue aguentar o cheiro. Abril de 2006

5. Este adolescente de 15 anos da cidade de Tianshui, na província de Gansu (甘肃天水), largou a escola quando estava na segunda série, seguindo seus pais para o distrito industrial de Heilonggui (黑龙贵) Industrial District. Ele ganha 16 yuans por dia, o equivalente a R$ 4. Abril de 2005

6. O mais velho tem 9 anos e não vai à escola. O mais novo tem menos de dois anos de idade. Eles vivem em uma área extremamente poluída. A sujeira no rosto e nas mãos nunca sai.  Abril de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário