17 de abr. de 2009

70.1 - Dia 3

O terceiro dia de acupuntura significa, em tese, o último dia em que estou proibida de comer carboidratos. Sim, junto às agulhas, massagens e ventosas, há uma dieta para seguir.

Como disse, nos três primeiros dias, os carboidratos estão proibidos. Ao longo de todo o tratamento, não se pode comer doces, frituras, gordura. Álcool está totalmente descartado. Aliás, para beber, nada gelado - a preferência é por líquidos quentes, mesmo água.

Água quente? Sim, mania nacional. Já ouvi diversas teorias sobre a importância da ingestão de água quente - líquido oferecido aos clientes em restaurantes, cafés, salões de beleza, salas de espera em várias cidades aqui na China. O vivente terá alguma sorte se a água vier acompanhada de algum complemento, tipo limão ou folhinhas de hortelã (sonho, sonho). Em geral, vem a água sem nada. Olha, não só acostuma como se torna difícil tomar água gelada depois de um tempo.

Pois bem, falando sobre as teorias. Estar na China e comer e beber como os chineses é se habituar à água quente, antes que você pense em bichos estranhos com temperos esquisistos. No livro Laowai, da jornalista Sônia Bridi, ela aposta que o consumo da água quente se dá devido aos baixos índices de potabilidade. Será?

Pergunte a um chinês por que ele bebe água quente e ouvirás que é para auxiliar na digestão, na circulação sanguínea ou simplesmente para manter a temperatura do corpo que, por volta dos 36°C, não precisaria ser incomodada com um líquido frio. Sem saber exatamente a razão, segui na minha enquete e um colega deu a resposta mais adequada, até agora.

Beber água quente faz parte da cultura chinesa, está ligado à Medicina Tradicional Chinesa, tão cara aos chineses. Basicamente, a função da água quente seria manter um equilíbrio com o meio, segundo ele - que, aliás, diz beber água quente apenas no inverno.

Eu também não sou das mais adeptas, apesar de achar BOM em diversas horas do dia. Se faz bem ou não, não sei. Mas que depois da terceira sessão - e três dias sem ingestão de gelados - saí com 70.1kg, isso eu saí.

Daqui a pouco vou acreditar que água quente faz milagres. Por aqui, é santo remédio para cólicas menstruais, gripes, tosses, indigestão, indisposição, dor de cabeça. Reclame de algo não muito grave para um chinês e vais ouvir, invariavelmente:

- Estás tomando bastante água quente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário