27 de abr. de 2009

Talento Made in China

Hoje rolou um programa bem legal. A agência onde trabalho nos convidou para assistir a um concerto de piano no Teatro Nacional, que, na brincadeira, acabou ficando conhecido como ovo
Convites para ir ao Teatro Nacional são sempre muito bem-vindos. A arquitetura do lugar eh fantástica e até já falei dele por aqui. Tem que ir, né?
O concerto era de piano clássico com o artista chinês Li Yundi (李云迪). O cara é novo, tem 26 anos, mas é o grande talento do gigante asiático no piano clássico. Nascido em Chongqing, cidade no sudoeste do país, pelas terras além-mar ele conhecido por Yundi Li (lembram que em chinês o sobrenome vem para a frente do nome??). O menino começou a ficar conhecido internacionalmente, quando em 2000, aos 18 anos, foi o mais novo pianista a ganhar a Competição Internacional de Piano Frederick Chopin. Hoje em dia ele mora em Hong Kong e integra a Orquestra Filarmônica local. 
O que me impressionou nesta história toda não foi nem o fato do virtuose de Chongqing parecer ainda mais inspirado por tocar no Teatro Nacional. O que me impressionou mesmo foi o fato de um garoto vindo de uma família pobre e de não músicos ter, não só enveredado para o piano, mas também ter um talento que hoje é reconhecido internacionalmente. Isso que ele nem começou no piano, mas no acordeon. Talento sempre me impressiona. Clica aqui e olha o menino tocando.

Para quem lê em inglês, esta é uma boa matéria sobre o pianista chinês

E para quem está curioso para dar uma espiadinha dentro do teatro, curte as fotinhos (foram tiradas com o celular, mas já dá pra ter uma idéia).




Nenhum comentário:

Postar um comentário