22 de abr. de 2009

Baixinhos e gordinhos 是 不好 (shi buhao)

A Universidade de Pequim começou uma polêmica ontem. O jornal The Beijing News (disponível só em chinês, sorry) divulgou a notícia de que o Centro de Ciências Médicas da Universidade, a mais renomada da China, estaria impondo padrão altura para os estudantes de medicina. A partir de agora, baixinhos (1,60 para homens e 1,50 para mulheres) não serão aceitos. Os que estão acima do peso também não. Só podia dar polêmica, não é mesmo?

A organização não governamental Yirenping (益仁平), que se dedica ao tratamento de pacientes que sofrem de Aids, Hepatite B e outra doenças crônicas, já berrou, disse que o novo regulamento é discriminatório e insconstitucional, e pediu que o governo cancele as novas regras. A direção da Universidade disse que está só preocupada, porque, segundo eles, quem não se encaixa neste padrão corre mais riscos de ficar desempregado e que seria tarde mais descobrir isso após a graduação.

Falando sério, um país com uma população de 1,3 bilhão de habitantes (e ainda há quem estime que seja mais, cerca de 1,6 bilhão) não precisa de todos os médicos que puder formar?

是 - shi, verbo ser
不好 - bu hao, literalmente "não bom", ruim

Nenhum comentário:

Postar um comentário