1 de ago. de 2008

Passeando por aqui: Teatro Nacional

Passeando por aqui vale dar uma conferida no Teatro Nacional.
Um dos projetos mais comentados da China, com um polêmico desenho, do francês Paul Andreu, foi alvo de ferozes críticas dentro e fora do país. Escolhido por concurso, entre outros 40 concorrentes, o prédio está implantado em local privilegiado, na avenida Chang An, em frente à Cidade Proibida. Por causa de formato que lembra um ovo, as piadinhas associando ele ao Ninho de Pássaro são muitas!

É... até parece um grande ovo... do ninho de pássaro???

No total, o prédio cobre uma área de 150 mil metros quadrados e tem um laguinho ao redor, dando a idéia de que está ilhado. A cobertura de titânio e vidro abriga três salas (de ópera, concerto e teatro), com capacidade para 2,4 mil, 2 mil e mil espectadores, respectivamente. Ontem à noite entrei pela primeira vez lá dentro. É uma pena não poder tirar fotos, queria muito que todos pudessem ver. Por dentro ele é espetacular!

Atrás dessa parte vermelha está o laguinho. Essa entrada é a que dá acesso ao túnel

Uma das partes mais legais é a entrada, que é por um túnel, abaixo do nível da água, com cobertura de vidro. Muitíssimo bacana. Claro, durante dois meses vai ter que ficar com umas faixas azuis com os arcos olímpicos de gosto duvidoso vocês sabem por quê, né?


Tá na hora de dizer a razão de ter ido lá. Gente, fomos à Ópera. E não era a de Pequim. Era uma ópera chinesa, em inglês, do famoso compositor chinês Tan Dun. E a história é de um príncipe japonês que se apaixona perdidamente por uma princesa chinesa durante seus estudos sobre a cerimônia do chá na China. Bem tradicional. Mas confesso, não aguentei até o final. Se alguém quiser conferir a sinopse, tá aqui (em inglês).

Fotinho tabajara só pra vocês verem o ingresso. Carinho, né?

Ah! O convite caríssimo foi oferecido pelo departamento responsável pelos estrangeiros da agência!
Ah duplo!! E claro que construir tudo aquilo não foi baratinho. Custou cerca de 1,35 bilhão de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário