27 de ago. de 2008

A gente gosta ateh por aih...

A Xinhua, agencia de noticias chinesa onde eu trabalho, largou uma materia hoje dizendo que durante o periodo da olimpiada a cidade esteve muito segura devido as rigorosas medidas de seguranca adotadas na cidade.
Isso me lembrou algumas medidas de seguranca que foram anunciadas antes dos jogos. A aglomeracao na rua estava proibida (isso te lembra alguma coisa?), o ajuntamento de gente com camiseta igual tb, entre outras mais.
Pois qual nao eh a minha surpresa ao ver, dia 16, um bando de brasileiros que se encontraram sem querer tocando e cantando samba no meio da rua animadamente. A policia ficou la do outro lado soh observando. Achei que poderia dar um problema maior, jah que todos estavam bem avisados que nao dava pra andar em bando (muito menos parar e cantar). Os segurancas da viela soh cortaram a roda de capoeira (claro que tinha que ter uma), mas deixaram o samba em paz.

A ruazinha tava assim, entupida de brasileiros, e gente de tudo qto eh canto, fazendo festa, cantando e dancando no meio da rua

Olimpiadas, pensei... O samba como parte da sociedade harmoniosa! Lindo!
Mas como tudo na vida, nao eh bem assim.
Na segunda-feira, um dia depois do encerramento dos jogos olimpicos, quando todos que trabalharam puderam finalmente conhecer alguma coisa da cidade (e relaxar, claro), o samba saiu procurando voce de novo. Tudo otimo, chineses pedindo "aquela", juntando gente... soh que dessa vez a policia resolveu nao ficar soh olhando. O camburao foi estacionado, eles desceram, inspecionaram os instrumentos e mandaram parar com a bagunca na rua.

La Policia nao queria saber de muita conversa e inspecionou ateh os instrumentos


Claro que a brasileirada queria resolver na base do "deixa disso" em portugues e a policia nao queria conversa em chines. Quando a torre de babel virou aquela confusao, devia ser algo parecido com essa segunda-feira. No fim das contas, acho que foi bom ninguem do grupo falar chines. Como a policia viu que nao adiantava, ninguem ia entender nada mesmo, deixou o povo sair, desde que os instrumentos fossem devidamente guardados.
Mas fiquei de cara... muita mudanca de postura em duas semanas!

Brasileiro eh bem gaiato mesmo... nao perde a chance!

Nenhum comentário:

Postar um comentário