7 de ago de 2008

Qi Xi Jie, ou dia dos namorados agora?

ChinBom, aqui na China to acostumando com um fenomeno: comemoracao dupla pra tudo. Algumas triplas. Explico.
Pra nos ocidentais o ano novo eh quando? Primeiro de janeiro. Pergunte a um chines. Ano novo pra eles depende do calendario lunar. O que me fez comemorar o ano novo duas vezes esse ano (nao, nao foi um grande esforco, hehehehehe).
Bem, outra data dupla, ou tripla pq sou brasileira, eh o dia dos namorados. Rola uma comemoracaozinha no dia de Sao Valentim, em 14 de fevereiro, pros brazucas expatriados ainda tem o 12 de junho, mas para os chineses eh o setimo dia do setimo mes do calendario lunar. Ou seja, hoje.

Minha amiga Mariana, ou He Meng, me explicou como isso funciona, lah em fevereiro. Ateh fiz um post no China in Blog contando. Mas pra relembrar ai vai a lenda sobre como surgiu o dia dos namorados chines.

Por aqui o dia dos namorados é chamado Qi Xi Jie, (Qi é sete, Xi é noite, Jie é Festival).

Nos tempos antigos, havia um rapaz, Niu Lang, que vivia com o irmão e a cunhada. Eles estavam bravos com ele e deram-lhe nove bois, para que trouxesse dez de volta. E o mandaram para longe de casa. Ele teve de sair de casa e viver nas montanhas. Lá conheceu um homem idoso que disse a ele que havia um velho boi doente. O rapaz foi lá e ajudou a curá-lo e retornou a casa com este boi. Mas, mesmo depois de voltar com os dez bois para casa, o irmão ainda assim ficou muito bravo. E o velho boi lhe deu uma idéia para que ele levasse outra vida e contou ao rapaz que havia uma fada, Zhi Nu, que veio do céu para um lago tomar um banho no mundo. E ela foi vista pelo rebanho. E, a fim de interromper o seu regresso para o céu, retiraram seu vestido. A fada e o rapaz se apaixonaram perdidamente um pelo outro. E estavam levando uma vida feliz, até que a mãe da fada soube e não concordou. Por isso ela levou a fada de volta ao céu. O antigo boi disse ao garoto que ele poderia usar sua pele para voar no céu depois que ele morresse. E assim ele o fez. Estava quase a apanhar Zhi Nu, quando a mãe dela apareceu e usou um pente do seu cabelo para desenhar uma linha entre os dois, essa linha é o Rio de Prata, ou a Via Láctea. A fada voltou para a sua missão de compor nuvens, mas com a saudade que sentia do amado, todas pareciam ser tristes. Eles choraram muito e este choro fez com as andorinhas voassem e se juntassem, formando uma ponte para que eles pudessem se encontrar. Então a mãe da fada permitiu que eles se vissem sempre no sétimo dia do sétimo mês a cada ano. E eles se encontram sobre a ponte de andorinhas, no Rio de Prata.

Meeeeeeegaromântico, né?
Bom, pena que meu amorzao nao tah la em casa me esperando pra comemorar. Mas nao importa, ele tah sempre, sempre comigo!

E ai, galera, aproveitem pra ter uma desculpa a mais pra namorar bastante! Eh sempre beeem bom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário