7 de ago. de 2009

China Mobile, você conhece?

Estava eu navegando no Meio Bit e vi o post sobre a pesquisa anual realizada pela Millward Brown Optimor, que foi divulgada agora, com o ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo.

Tudo bem, pode ser desantenamento meu, mas me surpreendeu encontrar a China Mobile em primeiro lugar entre as empresas de telefonia, com a marca avaliada em mais de US$ 61 bilhões.

Aqui na China, esta é a minha companhia, cujo nome em chinês eu sempre esqueço na hora de comprar um cartão telefônico. Pois, depois disto que descobri que a China Mobile Communications Corporation, ou 中国移动通信 Zhōngguó Yídòng Tōngxìn, é a maior empresa de telecomunicações do mundo, com mais de 450 milhões de clientes. Compreensível, já que é uma estatal chinesa e tem uma fatia de 67% do mercado do país. E você lembra que este é um país de mais de 1,3 bilhão de habitantes, né? Claro, o domínio da China Mobile é chinês, mas em 2008 a empresa adquiriu a Paktel, do Paquistão, por $460 milhões segundo o Financial Times.

Não sei vocês, mas pra mim este é mais um sinal claro do espaço que a China conquista na economia. Nesse caso, não só como grande chão de fábrica do mundo, mas agora de maneira qualificada, afinal a valorização da marca agrega um valor competitivo inestimável às empresas.

Um perfilzinho da China Mobile:

China Mobile Communications Corp.
http://www.chinamobile.com/en
Fundação: 1997
Empresa Estatal
Presidente: Wang Jianzhou
Rendimento: US$33.60 billion (2007)
Cotação: Bolsas de Hong Kong e Nova York
Negócio: Telecomunicações, telefonia móvel, internet, 3G
Número de empregados: 119 mil (2007)
Subsidiárias: China Tietong e Paktel (do Paquistão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário