13 de ago. de 2009

Festival da Cerveja também é coisa de chinês

Qingdao está em contagem regressiva. Do dia 15, sábado, ao dia 30 de agosto, acontece o Festival Internacional da Cerveja de Qingdao e a cidade litorânea, que a essas alturas do campeonato no ano passado recebia as provas marítimas da Olimpíada, vai colocar todo mundo a experimentar o que de melhor é produzido lá: Tsingtao, a cerveja.

Na real mesmo, nem só de Tsingtao vive um chinês, e diferente de outros festivais da cerveja, em Qingdao (青岛) você poderá beber mais de cem tipos diferentes de cerveja de tudo quanto é canto do mundo. Não é a toa que este é o maior festival do tipo por aqui, e recebe gente do mundo inteiro. Que acham de passar por lá para se acabar de tanto gritar “ganbei”?

Quando fui à Qingdao não era época de festival, o que de forma alguma atrapalha. Na Jiubajie (酒吧街), a rua dos bares, é SEMPRE festival da cerveja. A chinesada é mega receptiva (não sei se só por causa do goró), pode ter certeza que você será convidado a sentar em outras mesas, beberá com os chineses em sua homenagem e comerá um monte de frutos do mar. Qingdao é bem legal. Durante o dia, cure a ressaca na praia, ou se você é daquelas pessoas afortunadas que não sabe o que ressaca significa, vá passear na parte antiga da cidade, nas praias ou visite a Lao Shan, montanha que logo ali e vai te dar uma vista superbonita da cidade.

Mas voltando à 啤酒(pijiu - cerveja), eu tava agorinha dando uma espiadinha no site da Tsingtao em inglês e tem umas coisinhas legais. Não é um site superbacana ou cheio de conteúdo, mas dá pra ler uns textinhos sobre aspectos da cultura do país, como o horóscopo chinês, receitas do famoso (hein?) chef Martin Yan, um cantonês pelo visto bem conhecido fora. Quando você acessa a versão em chinês a coisa vira uma bagunça maior, mas tem mais informação. Claro, em mandarim.

Óbvio que depois de dar uma lida, vai correndo pro litoral prestigiar o festival. Para ser ainda mais atrativo, o evento vai rolar ali na beira da praia Shilaoren (石老人). Aí vai o restinho do serviço para quem puder (e tiver fígado para isso):

Quando: De 15 a 30 de agosto, das 9h às 22h,
Preço: 10 yuans ( das 09h às 15h), e 20 yuans (das 15h às 22h)
Onde: Qingdao, Cidade Internacional da Cerveja
Endereço: Xiang Gang Zhong Lu, 195.
Distrito de Laoshan – Praia Shi Lao Ren
Qingdao, Província de Shandong, China
青岛国际啤酒城, 香港中路195号, 中国山东省青岛市

Nenhum comentário:

Postar um comentário