24 de ago. de 2009

Você também deixaria a China por causa da censura na internet?

Quem frequenta este blog já viu muita reclamação sobre a censura que a internet na China sofre. Quem está aqui sabe que não é mimimi, a coisa é séria e enche o saco. Se você acha que não acessar o orkut ou facebook no escritório é chato, imagina não conseguir acessar nada do que está acostumado, como youtube, picasa, twitter, facebook, blogger, wordpress, sem ter um proxy ou vpn (http://en.wikipedia.org/wiki/VPN). Imagine também não poder acessar alguns jornais e sites de notícias. Agora imagine isto durante todos os dias por pelo menos dois anos. Encheu o seu saquinho também? Pois é.

Estes dias o Danwei (http://www.danwei.org/), site bacana com notícias relacionadas à mídia, propaganda e internet na China também bloqueado em território chinês, fez uma pesquisa rápida (http://www.danwei.org/net_nanny_follies/would_you_consider_leaving_chi.php) para saber se as pessoas considerariam deixar o país por causa dos bloqueios. O resultado: 60% das pessoas disseram que sim, isto pode ser um motivo.

Eu fiquei admirada, pois 60% não é um número a ser desprezado. Tudo bem, reclamo, bem ou mal vim de um lugar com bagunça política, mas liberdade de expressão, mas nunca pensei seriamente nisto como motivo para pegar a viola, botar na sacola e viajar de volta para casa. Alguns não são tão radicais, consideraram apenas ir para Hong Kong, pois por causa da política de Um País Dois Sistemas (http://en.wikipedia.org/wiki/One_country,_two_systems), a imprensa (e internet) é livre no ex-território britânico. 

Na pesquisa é importante destacar outro aspecto: a maioria das pessoas que atenderam são estrangeiros. Para um chinês, simplesmente deixar a China para ir a qualquer outro lugar não é tarefa simples, mesmo com toda integração que o mundo quer com o gigante (mercado) asiático. Quem acha que passar pela imigração com o passaporte verdão (hoje azulão) brasileiro é complicado, não imagina como é ter o vermelhinho da terra do mao.

Abaixo o resultado em português: 

1 - O bloqueio à internet na China torna seu trabalho mais difícil?
Sim: 84%
Não: 16%

2 - O bloqueio dificulta sua vida pessoal e lazer ou dificulta o acesso?
Sim: 90%
Não:10%

3 - Você consideraria deixar a China por causa do bloqueio à internet?
Sim: 60%
Não: 40%

4 - Você mora na parte continental, Hong Kong, Macau, Taiwan ou é estrangeiro?
Parte continental: 27%
HK/Taiwan/Macau: 3%
Estrangeiro: 70%


E você? O que achou? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário